Benefícios do Treino Cardiovascular

O treino cardiovascular contribui para o nosso bem-estar e qualidade da nossa vida.

Vivemos numa sociedade marcada pelo sedentarismo, acompanhada de maus hábitos alimentares e grandes níveis de stress.

A inatividade física aparece como o maior factor de risco para a doença da nossa sociedade (Erikssen, 2001), é comum em grande parte da população, que por vezes não tem consciência que não é preciso fazer “maratonas” de treinos para obter benefícios da prática regular de exercício.

Segundo o ACSM (2000), são suficientes 30 minutos de atividade física diária, para beneficiar dos efeitos do exercício, sejam fisiológicos ou psicológicos. Pode ajudá-lo a controlar o peso, reduzir o stress, baixar a pressão arterial, ajudar a controlar a diabetes e reduzir o risco de doença cardíaca. E o melhor é que não necessita trabalhar numa intensidade em que outra hora se pensava. Actividades leves a moderadas, como caminhar, podem baixar níveis de risco, não sendo necessário efectuá-las todas de uma vez. Se não dispõem de 30 minutos, pode dividi-los em 3 caminhadas de 10 minutos por dia, será igualmente efectivo e ajustável à sua rotina diária.

treino cardiovascular

As evidências são garantidas, a prática regular de actividade física diminui a incidência de doenças das artérias coronárias, a hipertensão, a obesidade (melhora o perfil lipídico), alguns tipos de cancros (cólon, próstata, estômago, etc.), diabetes tipo II, osteoporose, etc.

Lembre-se que para começar deve escolher actividades que goste, e comece devagar... não demorará muito a aumentar a duração e intensidade, reduzindo assim o risco de lesão. Seja qual for a sua escolha, mova-se ! Tudo ajuda, e irá sentir e verificar as mudanças na sua vida!

Importância do treino cardiovascular

É essencial para a melhoria da sua condição física. Este pode ser caracterizado em relação à duração e intensidade: pode ser de baixa intensidade e longa duração, ou de intensidade mais elevada e curta duração, o ASCM recomenda uma intensidade do exercício esteja entre 55 a 65% até 90% da frequência cardíaca máxima, para populações normais.

Zona Queima Gordura

Para populações especiais, como idosos, devemos trabalhar com intensidades e durações baixas e ir aumentando progressivamente. Em indivíduos obesos, as intensidades podem variar entre os 40 a 50% até os 70% do VO2max. Os hipertensos não deverão ultrapassar os 70% do VO2max., e os diabéticos os 85% do VO2max.

Benefícios em combinar Treino Cardiovascular com Treino de Força

Para uma condição física e saúde completa, é essencial um treino complementar que inclua tanto Cardio como treino de força. Os benefícios do treino cardiovascular há muito que são conhecidos, mas são só uma das vertentes. O treino de força realizado regularmente previne a perda de massa muscular inerente é idade, ajudando á manutenção do metabolismo basal. Enquanto o treino cardiovascular tem um alto gasto calórico, uma maior massa muscular detém um metabolismo basal mais elevado. Portanto as duas vertentes desempenham um importante papel no controle do peso corporal.


Como treinar?

No ginásio os seus aliados são a passadeira, a bicicleta, step, cross trainer, o remo. Pode fazer uma sessão de treino funcional, com excelentes resultados. Pode fazer este tipo de treino também em aulas de grupo, de carácter aeróbio.

Benefícios do treino Cardiovascular

- Fortalecimento dos sistemas cardiovascular e respiratório, imunitário, hormonal.

- Redução dos níveis das hormonas relacionadas com o stress (ex. catecolaminas) e aumento das endorfinas (“hormonas da felicidade”).

- Diminuição da Pressão Arterial e da Frequência Cardíaca de repouso, de esforço e de recuperação após esforço.

- Adaptação do metabolismo, para que se consuma mais gordura como fonte de energia. Melhorando a composição corporal (redução da massa gorda).

Cusiosidades:

- Uma caminhada de 6,5Km e um percurso de 16Km de bicicleta providenciam basicamente os mesmos benefícios.

- Programas aeróbios de baixo impacto proporcionam sessões agradáveis.

- Duas caminhadas de 15 minutos proporcionam essencialmente os mesmos ganhos que uma de 30.


Fontes:

ACSM’s Guidelines for exercise testing and prescription, 6ª edição, (2000)

Erikssen, Gunnar, Physical Fitness and changes in mortality, Sport. Med. (2000)



Programas treino Cardio

Programa treino intervalado em esteira/passadeira NOVO

Plano primeira prova

Artigos relacionados

Queimar Gordura com mais eficiência NOVO

Fartlek

Treino Intervalado

Teste 1 Milha



Regressar de Treino Cardiovascular para início de Guia-fitness