Acrescente mais atividade física à sua vida

Se decidiu tornar-se mais activo, parabéns! Ter tomado a decisão de fazer mais atividade é um passo importante em tornar-se uma pessoa mais saudável.

Tenha este pontos-chave em mente:

- Ter um estilo de vida activo ajuda-o a sentir-se no seu melhor e reduz o risco de problemas cardíacos (reduz o risco de ataque cardíaco até 34%), diabetes, pressão arterial elevada e alguns cancros (reduz o risco de cancro do cólon em 47%).

- Conhecendo a razão pela qual quer ficar mais activo, pode ajudar na mudança de comportamento.

- Comece com objectivos a curto prazo os quais pode alcançar facilmente. É mais fácil mantermo-nos ligados a algo quando temos sucessos frequentes.

- Procure a apoio em familiares e amigos na tomada de decisão de se tornar mais ativo. Não receie em partilhar com eles as suas intenções, peça a sua ajuda.

- Se está preocupado sobre como a atividade pode afectar a sua saúde, faça um check-up antes de começar. Siga os conselhos do seu médico de modo a ter um início eficaz.

O que necessita para tornar-se mais ativo?

Fazer exercício físico ocasionalmente não é um desafio complicado. A parte mais difícil, é fazer mudanças na nossa rotina diária de modo a nos mexermos mais e continuarmos a fazê-lo como parte das nossas vidas.

Começar um programa de fitness ou outro tipo de mudança na nossa rotina diária, é como estar num caminho. E esse caminho leva ao sucesso. Mas existem três passos que tem de dar primeiro:

1. Ter as suas próprias razões para o fazer.

2. Colocar objectivos. Que inclui objectivos a longo prazo e também a curto prazo, para que possa avaliá-los facilmente.

3. Pense no que pode acontecer no seu caminho, e prepare-se para altos e baixos.

Porque quer tornar-se mais ativo?

As razões porque se quer tornar mais ativo são muito importantes, porque lhe vão dar força nos momentos difíceis. Não o faça porque outros o querem. Então,o que o leva a querer tornar-se mais ativo?

Você pode ter uma preocupação específica de saúde (cardiovascular, hipertensão arterial, colesterol elevado, diabetes, depressão, os seus músculos ou ossos, ou outra qualquer).

- Deseja sentir-se melhor e ter mais energia?

- Deseja perder peso ou manter um determinado peso?

- O seu médico falou-lhe o quão importante é para a sua saúde?

- Tem outras razões para o fazer.

Não é fácil fazer mudanças. Mas pensar agora no que o motiva e inspira vai ajudá-lo a manter-se activo a longo prazo.

Como começar a ficar mais ativo?

Como dissemos anteriormente, não vai certamente ter sucesso se iniciar demasiado rápido ou bruscamente. Nesta secção, vai conhecer as etapas a seguir para preparar um plano de exercícios.

- Estabeleça os seus objectivos.

- Escolha uma actividade, e prepare-se para ela.

- Pense nos seus possíveis obstáculos.

- Procure apoio, de outros e de si próprio.

Coloque os seus objetivos

Quando estiver claro para si as razões pelas quais deseja ser activo, é então o momento para estabelecer objetivos.

actividade-exercicio-caminhar-fitness Qual é o seu objetivo a longo prazo? Algo que deseja alcançar entre 6 a 12 meses. Por exemplo, alguém que não é ativo neste momento pode ter como objetivo entrar numa corrida organizada de 5 km dentro de 6 meses.

Independentemente o que escolher para o seu objectivo, especialistas recomendam para se manter saudável uma das seguintes opções (1):

- Actividade Moderada durante pelo menos 2½ horas por semana. Actividade moderada significa uma caminhada, um passeio de bicicleta. Ou outras que aumentem ligeiramente a sua frequência cardíaca, podem ser incluídas.

- Actividade Vigorosa durante pelo menos 1¼ horas por semana. Atividade vigorosa significa algo como jogging, passeio de bicicleta mais intenso ou mais longo, ou jogar um jogo de futebol ou basquetebol. Com este tipo de exercício vai ter uma respiração mais ofegante e o seu coração vai bater mais rápido.

Pode optar também por ser ativo em parcelas de 10 minutos durante o seu dia/semana.

Se decidir seguir estas recomendações, quais vão ser os seus objectivos a curto prazo que o vão ajudar a chegar à sua meta final? Objetivos a curto prazo é o que planeou para amanhã e para o dia seguinte.

Por exemplo, se deseja fazer uma caminhada de 30 minutos todos os dias, poderá começar por apenas 10 minutos por dia, 3 vezes por semana. Uma semana depois, poderá colocar novos objectivos, adicionando mais minutos ou realizando a tarefa 5 vezes por semana.

Mais algumas dicas rápidas sobre objetivos para melhorar o seu nível de fitness. O seu plano de treinos deve incluir 3 três áreas distintas:

- Alongamentos. Faça todos os alongamentos gradualmente. Não faça movimentos bruscos. Deverá sentir o alongamento, não dor.

- Exercícios aeróbios, tais como caminhada, com benefícios para o seu coração, pulmões e tónus muscular.

- Força muscular, para ter músculos e ossos mais fortes.

Escolha uma atividade e prepare-se para ela

- Encontre as suas preferências em termos de atividade física.

- Escolha uma atividade que gosta. Terá tendência em continuar a fazer algo que gosta. Passeie o seu animal de estimação ou faça jardinagem.

- Construa o seu programa de treino. Assegure-se que tem o equipamento adequado. Conheça os aparelhos de fitness que poderá usar, tais como uma barra, halteres ou um step, e como comprar esse tipo de equipamento.

- Aprenda a forma correta de fazer a sua atividade física, sendo ciente dos aspectos de segurança.

Antecipe eventuais dificuldades

Pense em eventuais factores que poderão obstruir o seu caminho para o sucesso. Nós chamamos barreiras. Antecipando-as pode pensar como lidar com elas se surgirem.

Algumas dicas para lidar com barreiras:

- É perfeitamente normal tentar algo, parar e ficarmos furiosos connosco próprios. Muitas pessoas alcançam o sucesso depois de tentativas falhadas de alcançar os seus objectivos.

- Sente que vai desistir. Lembre-se das razões porque deseja mudar, os progressos que já fez e relaxe. Talvez depois já se sinta na vontade de dar uma caminhada.

- Quando se depara com uma barreira,e acontece com a maioria das pessoas, procure auxílio. Fale com um familiar / amigo para ver se alguém se quer tornar activo como você. Se tem algum problema de saúde, fale com o seu médico para se assegurar que está a fazer as suas actividades em segurança.

E agora?

Agora que leu esta informação, está preparado para planear o seu programa de exercícios?

Fale com o seu médico. Se tiver dúvidas relativas a esta informação, imprima e leve consigo quando for ao seu médico e coloque-lhe essas questões.


Regressar ao início de Exercício Físico


Regressar de Atividade Física para o início de Guia-Fitness




Custom Search

SBI! CTPM Process