A verdade sobre Zona Queima Gordura

Faz exercício porque quer perder peso? Se sim, já ouviu falar da zona queima gordura (aproximadamente 60 a 70 % da frequência cardíaca máxima).

Ainda existe muita confusão sobre qual deve ser o tipo de esforço ideal para perder peso, utilizando a gordura como fonte de energia para o exercício.

Embora os programas de baixa intensidade sejam uma boa escolha para ganhar endurance, nem sempre são uma boa solução para perder peso.

A verdade

O nosso corpo queima realmente mais calorias nesta faixa ou em baixas intensidades. No entanto, em altas intensidades (70 a 90 % da frequência cardíaca máxima), queimamos um valor total superior de calorias, que é o que importa quando se trata de perder peso. O quadro em baixo mostra as calorias gastas por uma mulher de 59 kg durante exercício cardio:


Fonte: The 24/5 Complete Personal Training Manual, 24 Hour Fitness, 2000

Neste exemplo, a mulher queima altas intensidades um valor superior total de calorias e de calorias provenientes de gordura. Isto não significa que o exercício de baixa intensidade não tenha o seu espaço e funções. De facto, este tipo de exercícios deve fazer sempre parte de um programa completo de fitness, juntamente com períodos curtos de alta intensidade ou programas intervalados, que são um ótimo meio para queimar calorias e construir endurance.

Para calcular a sua zonas alvo da frequência cardíaca de treino, pode usar uma calculadora online e depois utilizar nos treinos de acordo com o seu objetivo.

Programas cardio

Primeira prova

Plano treinos para 10km

Artigos relacionados

Queimar gordura com treino Tabata NOVO

7 Hábitos das pessoas magras NOVO

Queimar Gordura com mais eficiência

Treino para emagrecer



Regressar de Zona Queima Gordura para início de Guia-fitness