Exercício e Celulite


Exercicio e Celulite. Existem evidências que a prática de exercício físico combatem a celulite?

Todos nós sabemos o que parece, mas equívocos prevalecem. A primeira coisa que você deve saber é que, no verdadeiro sentido médico, a celulite é simplesmente gordura “velha”. Mas tem uma característica definida: "casca de laranja".

Eis a razão: Todas as pessoas têm tecido conjuntivo que separa as células de gordura em compartimentos. Enquanto os homens tendem a ter padrões horizontais ou cruzam a esses compartimentos, os compartimentos das mulheres têm uma aparência do favo de mel, dando uma hipótese maior de gordura para se projectar na protuberância, daí o efeito de queijo com “furinhos”.

Como resultado, as mulheres são mais propensas a desenvolver a celulite do que os homens, principalmente no quadril e coxas. Embora, os homens também possam desenvolver. Embora a celulite se torna mais perceptível com a idade, principalmente porque a pele fica mais fina ao longo do tempo, que geralmente acontece nas pessoas nos seus 30s.

Evidentemente, nem toda a gente vai desenvolver celulite na sua vida. Isto porque a genética determina localização das células de gordura e a quantidade de células de gordura que vamos ter. O nível de atividade física é outro factor crucial associado com a celulite.

O exercício não só refirma como promove a circulação sanguínea, pelo que se pode revelar um excelente aliado na luta contra a celulite.

Exercício e Celulite. Tenha atenção às soluções rápidas

Infelizmente, muitas pessoas ainda estão presas a ideias de soluções rápidas e fáceis. Cuidado com os cremes celulite, procedimentos médicos, como lipoaspiração e tratamentos cosméticos como o corpo moldado. Eles não funcionam. Nenhum creme aplicado sobre a pele pode penetrar na pele e reorganizar as células de gordura abaixo da superfície.

exerciciocelulite A Lipoaspiração foi projectada para remover os depósitos de gordura em excesso, mas não vai alterar a aparência da gordura.

Como o corpo quebra, o efeito é apenas temporário. A gordura é compressível, portanto, quando você faz a capa, vai facilitar a sua pele, mas a sua pele estará de volta ao normal no dia seguinte. Outro equívoco é que a dieta por si só pode enganar a gordura.

Apesar de existirem dietas que nos fazem perder peso, pelo menos, um quarto do peso perdido é músculo, o que reduz o seu metabolismo. Se você retornar aos seus hábitos alimentares de costume, é provável que você recuperar mais peso do que você perdeu, porque o seu metabolismo é mais lento.

Exercicio e Celulite. A solução

Então o que é que podemos fazer para diminuir a aparência da celulite? Especialistas recomendam exercícios de cardio diário combinado com duas a três sessões de treino de força por semana e uma dieta saudável.

A boa notícia é que há provas actuais de que esta abordagem funciona. Um estudo efectuado por Wayne Westcott, Ph.D., investigadores na Universidade em South Shore YMCA em Quincy, e co-autor do livro “No more Cellulite”, concebeu um programa para redução da celulite que inclui 20 minutos de treino de força, com cinco exercícios para o tronco e cinco para a parte inferior do corpo, e 20 minutos de caminhada ou corrida em passadeira, utilizando 70 a 80% da frequência cardíaca máxima. Este programa é realizado três dias por semana, embora os participantes possam fazer mais treino cardio.

Os participantes no estudo de oito semanas do programa de Westcott’s, perderam cerca de 0,5 kg por semana, e cerca de 5 kg ao fim das oito semanas. Quando os participantes combinaram o programa de exercícios com bons hábitos alimentares (uma dieta baseada na pirâmide alimentar com 1600, 2200 ou 2800 calorias), eles dobraram a perda de gordura corporal, perdendo 4,1 kg de gordura (comparando com os 2 kg sem a componente alimentar).

Noutro estudo conduzido por Westcott, 72 homens e três mulheres fizeram 30 minutos de treino, 3 dias por semana, durante oito semanas. O grupo que fez apenas exercícios aeróbios, andar de bicicleta durante 30 minutos de cada vez, perdeu 4 quilos de gordura, mas não ganhou músculo, o que melhorou apenas ligeiramente a composição corporal. No entanto, quando os indivíduos fizeram exercício aeróbio (15 minutos de bicicleta) e treino de força, caiu 5 quilos de gordura e adicionou 2 quilos de músculo, o que resultou numa melhoria significativa da composição corporal.

De acordo com Frédéric Delavier, especialista em fitness e autor do livro Delavier’s Sculpting Anatomy for Women, a melhor forma de combater a celulite é através exercício intenso. Com exercício específico e com intensidade suficiente, pode limitar e/ou parar a expansão da celulite.

Como refere o autor: “desejará usar séries longas com curtos períodos de pausa, para poder queimar gordura”.

Uma vez que a celulite se localiza maioritariamente na parte inferior do corpo, os exercícios devem ter o seu foco para essa área. Ele sugere movimentos de flexão da coxa, incluindo lunges à frente, que irão ajudar a activar a circulação sanguínea e trabalhar os músculos das coxas e joelho. Correr e utilizar o simulador de escadas, também são ideais para trabalhar os glúteos e coxas

Exercicio e celulite. Como começar?

Pode utilizar o Treino funcional. Trata-se de um exercício que não implica o recurso a materiais, já que utiliza o peso do próprio corpo para trabalhar vários grupos musculares.

Permite atingir resultados impressionantes a nível estético, aumenta a agilidade, melhora o equilíbrio e a propriocepção (cinestesia), pode ser modificado de modo a adaptar-se a determinada modalidade, aumenta a massa muscular e força, e queima gordura. As vantagens deste treino são o facto de não implicar grandes equipamentos, tem a capacidade de expor assimetrias, melhora o movimento natural do corpo e pode ser aplicado em qualquer sítio.

Equipamentos de musculação e cardiovasculares

Um programa de exercícios não tem que ser complicado para ser eficaz. Para exercícios de treino de força, podemos utilizar materiais variados, incluindo barras, elásticos, máquinas e o próprio peso corporal. Se prefere máquinas, podemos recomendar o agachamento, lunges, Leg Press, Leg Curl sentado, adução e abdução da coxa.

Lunge para coxas e ancas

Dos exercícios mais eficazes são o agachamento e lunges com barra ou pesos livres.

Ainda não tem a certeza por onde começar? Uma sessão ou duas com um Personal Trainer certificado pode ajudá-lo a começar no caminho certo. E, embora os resultados não aconteçam da noite para o dia, um programa consistente de exercício físico regular combinado com uma dieta equilibrada, pode fazer toda a diferença, não só para melhorar a sua aparência, mas também na sua saúde geral.

>>>> Regressar a Celulite.O que é e como prevenir?

Fontes

Westcott, W. & La Rosa, L. (2003). No More Cellulite. New York: Perigee.

American Council on Exercise: Asp, K. (Feb/Mar 2006) The cellulite solution. ACE Certified News, 12, 2


Mais artigos de Celulite e Saúde


Regressar de Exercicio e Celulite para início de Guia-fitness