Uma caminhada por dia

A popularidade da caminhada como uma actividade de fitness está a aumentar. De baixo risco e fácil de iniciar, são comprovados os benefícios de saúde em numerosos estudos científicos.

Um estudo longo realizado com 13,000 durante 8 anos conduzido pelo Institute for Aerobics Researh, concluiu que aqueles que fizeram esta actividade durante 30 minutos por dia, têm um risco significativamente menor de morte prematura do que aqueles que raramente fazem exercício.

Um programa regular pode ajudar a:

• Reduzir o colesterol no sangue

• A baixar a pressão arterial

• A aumentar a resistência cardiovascular

• Queima calorias e ajuda a controlar o peso

Prepare-se

Iniciar um programa é simples. Tudo o que necessita é roupa e ténis confortáveis. Roupa suficientemente fresca, uma vez que a temperatura do corpo vai subir. Os ténis, a melhor opção é optar por uns especificamente indicados para caminhar.

Qualquer atividade física deve iniciar com um aquecimento breve e alguns alongamentos. Embora vá trabalhar principalmente os maiores grupos musculares das pernas, não se esqueça de alongar a região lombar, dorsal e ombros. Isto vai ajudá-lo a libertar alguma tensão que pode ter acumulada e tornar a sua actividade não só mais agradável, assim como mais efectiva.

caminhada-fitness-saude-obesidade



Avance

Principiantes podem limitar o esforço controlando a velocidade e a distância que fazem. Lembre-se do seguinte:

Faça pequenas caminhadas — Inicie com uma de 5 a 10 minutos e vá aumentando a distância progressivamente.

Esqueça a velocidade — Caminhe a uma velocidade confortável. Concentre-se em manter uma boa postura, a cabeça levantada e os ombros relaxados.

Balance os braços naturalmente — Respire profundamente. Se não consegue estabilizar a sua respiração, abrande e evite subidas.

Assegure-se que consegue falar — Se não consegue conversar, abrande um pouco.

Fique em forma!

Caminhar é uma atividade que lhe permite numerosas opções. Uma vez alcance um ponto onde consiga fazê-lo por alguns quilómetros com relativa facilidade, pode começar a variar a intensidade.

Fazê-lo com inclinações é óptimo para melhorar a sua resistência cardiovascular e uma óptima forma de fortalecer os seus músculos das pernas. Concentre-se em alargar a passada ou aumentar a velocidade. No final faça alguns alongamentos para ajudar a prevenir as dores musculares.

Ouvir música enquanto caminha é outro meio para se manter motivado. Mas ao usar auriculares, mantenha o som baixo e tome atenção ao trânsito porque pode o não ouvir.

Mantenha registo do seu progresso. Muitos especialistas recomendam que que o faça pelo menos 30 minutos por dia, mas não existem regras rápidas e rigorosas. Integre a sua actividade na agenda, quando mais lhe convier. Isso pode significar 3 parcelas de 10 minutos ao longo do dia, todos os dias, ou mesmo caminhadas um pouco mais longas 3 vezes por semana.

O melhor horário é aquele que lhe permite caminhar e mantém-no em forma!

Artigos relacionados:

7 Hábitos das pessoas magras NOVO

Regressar ao início de Treino Cardio

Treino de cardio e treino de força


Tem um local para uma caminhada preferida?
Escreva aqui!

Encontrou o seu diamante na areia? Partilhe a sua história, comentário ou dica sobre local, momento da sua caminhada preferida!

As suas caminhadas preferidas

Clique aqui para ver comentários de outros visitantes a esta página...

Caminhada na praia Not rated yet
Meu local preferido para caminhar é sem dúvida o paredão da praia. Ver e ouvir o Mar faz-me voltar sempre :)

Click here to write your own.




Regressar de caminhada para início de Guia-fitness




Custom Search

Solo Build It! CTPM Process