Plano Treinos Meia Maratona

O Plano Treinos Meia Maratona destina-se aqueles que já cumpriram pelo menos uma prova (por exemplo 10km) e desejam novos objetivos, em termos de distância ou tempos.


Podes seguir algumas das sugestões deixadas para os 10 km, alterando o plano e naturalmente, fazendo os ajustes que advêm da(s) tua(s) primeira experiência(s).

O 1º passo é manteres uma visita ao teu médico e fazeres exames de rotina para verificar se está tudo bem. A partir daí e se não houver contra-indicações médicas para a prática da modalidade, continua os teus treinos para participar na meia maratona.

Encontras em Portugal e no Brasil, e em geral em todo o mundo, inúmeras provas de 10 km e meias maratonas, e as organizações já entenderam que a maioria dos participantes são movidos por objetivos pessoais.

Plano Treinos Meia Maratona - Instruções

Na preparação para a meia maratona, introduzimos ao domingo alguns treinos longos. Adequa da melhor forma ao teu estilo de vida, mas de uma forma geral, a maioria tem mais tempo ao fim de semana.

Inicia com um aquecimento de 5 a 10 minutos, pode ser corrida ligeira seguido de exercícios de mobilidade articular e alongamentos ligeiros dos músculos solicitados.

Faz sempre 2 a 3 exercícios de abdominais e costas em todas as sessões de treino.

Determina a tua frequência cardíaca máxima . O plano que propomos está pensado em função da percentagem da tua frequência cardíaca máxima, portanto tens que saber a tua. Podes utilizar a calculadora para o efeito.

Termina 5 a 10 minutos de retorno à calma, com alongamentos depois dos abdominais e lombares.

plano treinos meia-treinos corrida-meia maratona-correr meia maratona



Desejas imprimir o Plano Treinos Meia Maratona?

Carregue com o botão do lado direito para fazer o download do PDF.

Abreviaturas e significado

CC: Corrida contínua no ritmo sugerido.

Fartlek: Consiste num jogo de velocidade, procure uma zona plana do percurso, e faça o plano indicado

Intervalado (4xXmin.): Procure uma recta de 50 a 100m e faça o número de repetições proposto. Tal como no fartlek, aumente a velocidade progressivamente.

Progressivo: Inicie com um ritmo lento e vá aumentando progressivamente retirando 30 a 60 segundos até ao final da sessão. Se começou por exemplo a correr a 7:30, durante 10-15minutos, progrida para 6:30/7:00 na fase intermédia da sessão e termine a 6:00 ou mesmo 5:30 se ainda for confortável.

Treinos longos: Corrida contínua em distâncias longas.


Mais WORKOUTS


Regressar de Plano Treinos Meia Maratona para início de Guia-fitness




Custom Search

Solo Build It! CTPM Process