Gosta de Correr? 24 Motivos para gostar muito.

Existem muitos motivos para correr. O Guia-Fitness deixa-lhe 24 para que encontre o seu, e inicie já o seu programa de corrida.

1. Gaste mais calorias

Um estudo na Universidade de Dublin concluiu que um adulto de 63 kg gasta 391 calorias em trinta minutos de corrida intensa. Em comparação, no mesmo tempo, em bicicleta ele gasta 277 calorias e, 272 calorias a jogar ténis. Conclusão: Perde até mais cerca de 40 por cento de calorias.

2. Mais saúde dos seus ossos

De acordo com a National Osteoporosis Society (Reino Unido), quinze minutos de trote leve, três vezes por semana, pode reduzir até 40 por cento o risco de desenvolver osteoporose, com o avançar da idade.

3. Qualquer objectivo é bom

Alguns corredores estabelecem metas de distância ou tempo. Outros concentram-se na saúde e no peso, e muitos correm só para relaxar. Correr serve para alcançar qualquer objectivo que deseje alcançar. Se procura record pessoal, força! Estabeleça os limites, treine e recolha os resultados. Depois, saboreie!

4. É actividade para todos os tipos de clima

Com chuva, frio, sol, vento, neve – não existe desculpa para não o fazer. Esteja com pouca roupa ou luvas e gorro, encare como um desafio. É uma actividade para todos os climas.

correr maratona

5. Fique feliz

A Mental Health Foundation (Fundação Americana para a Saúde) afirma que quando fazemos exercícios leves a moderados, são libertadas endorfinas que trazem bem-estar e reforçam a luta contra o stress, além de nos deixar literalmente bem dispostos.

6. Melhoria da qualidade do sono

Num estudo realizado na Universidade de Medicina de Stranford (E.U.A), foi pedido a pessoas sedentárias e cronicamente com insónia, que fizessem 20 a 30 minutos de trote, dia sim, dia não. Foi verificado que o tempo que levavam para adormecer caiu para metade e o tempo de sono aumentou quase uma hora.

7. Vá menos ao médico

Em pesquisas realizadas pela Universidade da Carolina do Norte (E.U.A.), pessoas que corriam de forma leve por apenas 15 minutos, cinco dias por semana, ficavam metade dos dias em casa por doença. Segundo a Dra. Cath Collin, directora do departamento de nutrição do Hospital de St. George (Londres), “os exercícios moderados activam mais as células do sistema imunológico, e deste modo mais preparadas para combater as infecções.

8. Mais “jovens”

Uma investigação realizada 2400 gémeos realizada no King’s College (Londres), descobriu que aqueles que faziam 30 minutos de trote/corrida leve eram nove anos “biologicamente mais jovens”.

9. Aumente a criatividade

Escritores, artistas e todos os tipos de profissionais criativos, utilizam a corrida para combater bloqueios mentais e prepara a tomada de decisões. A explicação deve-se ao aumento do fluxo de oxigénio na massa cinzenta nesses momentos, activando os neurónios e funcionando como uma lufada de ar nas ideias longe da confusão do dia-a-dia.

10. Substitua um vício mau por um BOM

A corrida pode substituir dependências prejudiciais, como o tabaco, o alcoolismo ou o apetite descontrolado, refere William Glasser no seu livro “Positive Addiction”. Como consequência torna-se uma pessoa mais saudável, mais feliz, com um tipo de vício que lhe traz muitas coisas boas.

11. Não há espaço para mentiras

Os números não mentem. Não há espaço para desonestidade na corrida, de distâncias a tempos. O que nós damos a nós é o que vamos receber.

12. Correr e viajar

A corrida pode levá-lo pelo mundo. Das maratonas em Portugal (Lisboa e Porto) e Brasil (Rio de Janeiro, S. Paulo) e outras que nem sabia que existiam (a última que fiz – Maratona Martin Fiz em Vitoria-Gasteiz, Espanha). A corrida pode ser um verdadeiro passaporte para viajar pelo mundo.

13. Fácil adaptação

Todos passamos por fazes em que corremos menos. Estamos a trabalhar mais, os horários ficaram mais complicados, fomos de férias. Não há problema: a corrida adapta-se facilmente às nossas idas e vindas. Não treinamos 4 dias por semana, fazemos 2, por vezes até é bom para descansar um pouco.

14.Proteja o seu coração

Estudos na Universidade de Purdue (E.U.A.) mostraram que o hábito de correr pode diminuir para metade o risco de doenças coronárias.

15. Elimine mais gordura

O livro Beat de Cellulite forever (Dr. James Fleming), sustenta que “a corrida tonifica os músculos das coxas e glúteos mais rápido que qualquer outro exercício – espreme o corpo até sair toda a gordura em excesso ”.

16. Pode ser uma actividade de família

A corrida é uma das poucas actividades que a família pode fazer toda junta. A criança ou o bebé pode ir no carrinho empurrado pelos pais, o adolescente pode ir de bicicleta…

17. Auto-disciplina

Os indivíduos bem sucedidos são aqueles com talento moderado e quantidades elevadas de disciplina. Cumpra o plano e veja os resultados, isto leva-o a planear melhor todos os seus projectos.

18. Mais sal sem culpa *

Os médicos aconselham não abusar do consumo de sal, mas nos dias que antecedem uma corrida, é exactamente isso que deve fazer. Um pouco mais de sal, ajuda a proteger a hiponatremia (associada a provas de corrida mais longas – maratonas, ultra, ironman), situação causada por beber muita água sem ingerir quantidade suficiente de sódio.

*Consultar sempre o seu médico ante de aumentar o consumo de sal, especialmente, se for uma pessoa com doenças cardiovasculares, diabetes.

19. Não tem idade de reforma

Alguns desportos têm um limite de idade após o qual fica difícil a sua prática. A corrida pode ser feita aos 50, 60, 70…

20. Não depende do horário do ginásio

Independentemente das pressões do seu trabalho, vida pessoal, horário do ginásio, somo nós que estabelecemos quando o queremos fazer. Pode ser antes do amanhecer, uma corrida mais curta à hora do almoço ou ao anoitecer para retirar o stress. Você decide.

21. Correr como terapia

Não há melhor forma de fugir às pressões e stress que calçar os ténis e sair. Somos apenas nós e a rua – tempo para reflectir, organizar mentalmente o dia, solucionar questões, ou simplesmente ouvir a sua música preferida, mas certamente, terminar o exercício sentindo-se melhor que começou.

22. Medalhas são fixes

A minha filha para ganhar a sua primeira medalha foi fazer uma prova de mini-campeões, porque estas coisas não são apenas para atletas olímpicos, é para TODOS. Basta entrar numa prova e terminá-la, e terá as suas próprias medalhas, como prova do seu esforço.

23. Uma forma de explorar

Correr é uma boa forma de conhecer uma nova cidade quando vai de férias ou trabalho. Além de ficarmos a ter uma melhor noção da cidade, observamos os costumes dos habitantes locais.

24. É grátis

Tudo que precisamos é um par de ténis, uns calções e uma t-shirt.

Outros artigos de corrida

Plano para a sua primeira prova

Plano treinos para prova 10 Km

Plano treinos para meia maratona

Artigos relacionados

Correr em esteira – Erros comuns

Mais artigos de Cardio


Regressar de Correr para início de Guia-Fitness