Exercício e longevidade

Uma das atividades excelentes que podemos praticar para melhorar a nossa qualidade de vida é sem dúvida o treino aeróbio.



De facto, um dos maiores estudos realizados de avaliação do nível de fitness já realizado, constatou que o exercicio realmente ajuda uma pessoa a viver mais tempo.

Este estudo foi conduzido pelo Dr. Steven Blair, do Instituto de Pesquisa Aeróbia, em Dallas, nos oito anos de estudo avaliou a aptidão e níveis de mortalidade de 13.344 homens e mulheres. Os pesquisadores envolvidos com o estudo constataram que o exercício reduz a taxa de mortalidade para todas as causas, particularmente o cancro e doenças cardíacas.

A aptidão física foi medida pelo desempenho de cada sujeito a um teste de passadeira padronizado - um teste que visa avaliar com precisão a capacidade aeróbia (o indicador mais fidedigno aceite de nível de saúde "fisica"). Com base nos resultados do teste, os indivíduos foram agrupados por género em cinco categorias que vão do menos ao mais apto.

exercicio-longevidade-aerobio-fitness Os resultados do estudo, que foram publicadas no Journal of The American Medical Association, mostrou que quanto maior o nível de aptidão, mais baixa é a taxa de mortalidade, sendo os dados ajustados em função das diferenças de idade entre os sujeitos.

Comparando com os sujeitos mais em forma, com os da categoria em menos forma, tinham taxas de mortalidade 3,4 a 4,6 vezes maiores para homens e mulheres, respectivamente. As diferenças nas taxas de mortalidade mantiveram-se relativamente constantes mesmo depois de considerados factores causais, como tabagismo e o nível de colesterol.

A implicação dos resultados de Blair é extraordinariamente significativa, especialmente para os indivíduos sedentários. Numa escala maior, este estudo documenta o facto de que uma quantidade modesta de exercício pode ajudar a percorrer um longo caminho.

O equivalente a andar 30 minutos por dia é tudo o que é necessário para sair do sedentarismo. Mas necessitamos ter presente, que alguém raramente tira benefícios do exercicio aeróbio se não o prolonga a no mínimo a 30 minutos, e se passar um pouco mais, maiores serão as vantagens. E esta provavelmente é uma das maiores dificuldades que se apresentam a quem pratica actividade a aeróbia, é que para trazer benefícios para a saúde, terá de ser praticada durante um tempo prolongado e contínuo.




Regressar a FAQ's

Mais artigos sobre Exercicio Fisico


Regressar de Exercicio para início de Guia-Fitness




Custom Search

SBI! CTPM Process