Tendências em Fitness 2010 e anos seguintes



Quais são as tendêcias fitness 2010, 2011 e anos seguintes? Nos últimos 4 anos os editores do ACSM’s Health & Fitness Journal desenvolveram uma pesquisa a nível mundial, para determinar as tendências (não caprichos) na indústria da saúde e fitness que possam ajudar a guiar a indústria em 2010 e nos anos seguintes.

A primeira pesquisa foi feita em 2006, e este foi o 4ºano em que se desenvolveu, com a definição de importantes tendências para a indústria.

Estes resultados não tentam avaliar equipamentos, ferramentas ou outros materiais que possam aparecer nos clubes ou em publicidade na TV. A pesquisa foi idealizada para confirmar ou introduzir novas tendências que provaram ter um impacto sustentado na indústria.

É tão importante para a indústria da saúde e do fitness ter em atenção não só aquelas novas tendências que aparecem pela primeira vez, mas também para as tendências que não aparecem este ano por ter sido substituídas na lista por outras tendências.

Top 20 Tendências Mundiais em Fitness 2010


1. Formação e experiência dos profissionais de fitness *

2. Treino de força *

3. Crianças e obesidade *

4. Personal training*

5. Treino Core *

6. Programas especiais de fitness para a 3ª idade *

7. Treino funcional

8. Treino desportivo específico

9. Pilates

10. Personal training em grupo

11. Estatística de resultados, para determinar os benefícios dos programas de saúde e fitness na gestão das doenças

12. Exercício e controlo de peso

13. Coaching em Bem-estar

14. Yoga

15. Spinning (ciclismo indoor)

16. Boot Camp - É uma actividade estruturada de alta intensidade, que é ao estilo de formação militar

17. Referências Médicas

18. Fitball

19. Treino de equilíbrio (“Balance training”)

20. Programas de promoção global da saúde no local de trabalho

*Indica que se encontra no Top 10 nos últimos 4 anos.


1. Formação e experiência dos profissionais de fitness *

Esta é uma tendência que continua com programas de educação e certificação que são totalmente acreditados por organizações nacionais de credenciamento para a saúde /fitness e profissionais clínicos.

Mais cursos e outros programas (licenciaturas e pós graduações) serão desenvolvidos em instituições próprias e Universidades, e passará a ser credenciada pela Commission on Accreditation of Allied Health Education Programs (CAAHEP) e outros programas serão certificados pela National Commission for Certifying Agencies (NCCA).

Tornou-se cada vez mais claro que à medida que o mercado para profissionais de fitness se tornou mais competitivo, é necessário algum grau de regulamento, de dentro da indústria ou de fontes externas (i.e., governo).

2. Treino de força

Esta é uma tendência para que homens e mulheres incorporem nas suas rotinas de treino.

fitness_2010-IMC-pilates-peso-squat

Foi demonstrado uma vez mais que o tema central de muitos ginásios é o treino de força. Ainda há muitos clientes que treinam usando exclusivamente pesos, e outros que o fazem para culturismo.

No entanto, hoje, há muitos outros (homens e mulheres), cujo foco principal está na utilização da musculação simplesmente para aumentar ou manter a força à medida que envelhecem.

Actualmente, a maioria dos profissionais de saúde e de fitness incorporam alguma forma de treino de força nas rotinas de exercício dos seus clientes, mesmo aqueles aparentemente saudáveis ou com doença controlada.

3. Crianças e obesidade *

Esta é uma tendência em direcção à criação de programas abordando o problema crescente da obesidade infantil, e um novo mercado potencial para oportunidades comerciais e organizações de base comunitária.
fitness 2010-obesidade infantil-tendencias exercicio fisico Os programas de obesidade na infância estão no top das tendências mundiais de fitness 2010.

As crianças obesas de hoje serão os adultos obesos de amanhã. Pela primeira vez desde que estas previsões foram feitas, a próxima geração de jovens poderão não viver tanto quanto os seus pais ou avós.

A indústria do fitness e saúde reconheceram este problema e todos podem beneficiar (assim como os seus clientes ou pacientes), através do desenvolvimento programas de saúde e fitness para crianças em risco de ficarem com excesso de peso ou obesidade.

4. Personal Training *

Esta tendência fitness 2010 desenvolve-se à medida que o Personal training é reconhecido como uma profissão e não apenas como uma saída profissional para jovens que começam, mas como uma ocupação a longo prazo (se não para a vida). Quanto mais personal trainers terminam a sua formação e ficam certificados, os seus serviços tornam-se mais acessíveis para mais pessoas em todas as áreas da saúde / fitness.

5. Treino Core *

Esta é uma tendência fitness 2010 que realça a força dos músculos estabilizadores do abdómen e costas. O treino Core continua a usar Fitballs, bolas BOSU, plataformas de equilíbrio, rolos de espuma, entre outros equipamentos. Parece que este item ultrapassou o teste do tempo, está nos últimos 4 anos no top 5.

fitness_2010-IMC-pilates-peso-squat

O treino core inclui os músculos da pélvis, lombar, coxas e abdómen, que fornecem o suporte necessário à coluna.

Fortalecendo os músculos core pode permitir ao cliente oupaciente melhorar a estabilidade global da coluna vertebral e de transferência que para os braços e pernas, permitindo assim ao indivíduo responder às exigências das actividades diárias e para a performance de vários desportos.

6. Programas especiais de fitness para a 3ª idade *

Esta é uma tendência fitness 2010 que se destaca e é ideal para pessoas idosas. À medida que a geração dos baby boomers avança para a reforma e porque possuem uma capacidade financeira diferente da geração mais jovem, os clubes de fitness vão aproveitar este mercado crescente. Embora tenha caído de no. 2 em 2007 para no. 6 este ano, continua a ser uma tendência forte, mantendo-se no top 10 nos últimos quatro anos.

Profissionais de saúde e fitness podem aproveitar esta população crescente de aposentados, proporcionando programas de exercícios apropriados para esta faixa etária. Esta geração idosa activa poderá desfrutar de um jogo de golfe e ou outras actividades do género. Aquela que é muito activa pode ser alvo de organizações comerciais e em grupo para participar em programas de exercícios rigorosos, incluindo treino de força.

7. Treino funcional

Esta tendência fitness 2010 orienta para a utilização do treino de força para melhorar o equilíbrio, coordenação, força e resistência para melhorar a sua capacidade para fazer actividades diárias. Os programas de exercícios reflectem as actividades que fazemos no dia-a-dia. Este tópico apareceu pela primeira vez na pesquisa em 2007 em no. 4 e, desde lá manteve-se no top 10.

Pode haver alguma relação entre o treino funcional e os programas específicos para os idosos, uma vez que muitos programas de exercícios para essa faixa etária são constituídos por este tipo de actividades.

8. Treino desportivo específico

Esta tendência fitness 2010 inclui o treino específico desportivo para jovens atletas. Sempre foi um tema a ter a atenção da pesquisa, embora apenas seja a segunda vez a ter presença no top 10. É uma tendência a ter atenção pela indústria da saúde / fitness nos próximos anos.

A abertura de um novo mercado para os ginásios, assim como oferecendo um tipo de serviço diferente, poderá levar a um aumento das receitas.

9. Pilates

Pilates é uma forma de exercício que se centra na estrutura core (i.e., abdómen, costas, e costas) enquanto usa o corpo inteiro durante uma sessão de treino. Também aumenta a flexibilidade e melhora a postura.

Os exercícios são feitos deitados numa esteira e envolvem uma série de movimentos controlados dos braços e pernas que fortalecem a musculatura abdominal, coxas e costas.

Pilates pode ser feito com equipamento específico, o qual poderá ser uma segunda fonte de rendimento das várias organizações.Pilates feito numa esteira é mais popular porque podem ser alcançados os mesmos resultados sem investimento em equipamentos, que podem ser dispendiosos.

10. Personal Training em grupo

Esta tendência fitness 2010 expande o papel do personal trainer do treino individualizado para pequenos grupos. O personal trainer trabalha com duas ou mais pessoas (mas num grupo pequeno) e oferece descontos para o grupo. Esta é a surpresa na pesquisa mundial em fitness 2010.

Esta tendência esteve sempre no top 20 até este ano, mas entrou no top 10 este ano.

Nestes tempos economicamente difíceis, quando a capacidade financeira pessoal parece estar a diminuir, os personal trainers precisam de apresentar alternativas às suas sessões de personal training. Treinar duas ou três pessoas simultaneamente, parece apresentar algum consenso económico, tanto para o cliente como para o instrutor. À medida que a economia recupere, vai ser interessante verificar se a tendência se mantém.

Resumo

Houve algumas surpresas este ano na pesquisa de tendências mundiais de fitness 2010. Primeiro, o personal training em grupo veio do fundo do top 20 nos últimos 3 anos para no. 10 em 2010, talvez reflectindo a recessão económica mundial, forçando os personal trainers a ser mais criativos na forma como fazem chegar os seus serviços.

O treino funcional reapareceu no top 10 em 2010, depois de não ter feito parte da lista em 2009, mas tendo sido no. 4 em 2007 e no. 8 em 2008.

O treino desportivo específico e Pilates continuam fortes.

O treino com Fitball e treino de equilíbrio saíram do top 10, caindo para no. 18 e 19, respectivamente.

Yoga teve uma melhoria notável, tendo entrado no top 20 (no. 14 em 2007, no. 10 em 2008, no. 21 em 2009, e no. 14 em 2010).

Duas tendências muito importantes a continuar a acompanhar no futuro são o coaching em bem-estar (no. 20 em 2008, no. 13 em 2009 e 2010) e, referências de médicos, apareceu no top 20 em 2009 e no. 17 em 2010.

Fontes

ACSM’s Health & Fitness Journal


Outros artigos:

Tendências Fitness 2011


Mais artigos de Fitness


Regressar de Fitness 2010 para início de Guia-fitness