Dor na coluna lombar. Causas e manifestações.

Diferentes estudos científicos advertem que 60-80 % da população adulta sofrem de dor na coluna lombar. É comum no nosso dia-a-dia ouvirmos pessoas à nossa volta a comentar que têm com frequência esta dor incómoda.

Felizmente, os estudos também asseguram que mais de 80 % dos indivíduos que padecem de dor na coluna lombar, recupera-se em 4 a 6 semanas, independentemente de ter tratado o problema ou não.

É de destacar que a dor lombar mão se limita apenas à população sedentária ou quem não pratica desporto. As estatísticas confirmam que um elevado número de pessoas que praticam actividades de fitness vêm-se afectados por estas lombalgias tanto quando o desportista transporta o seu próprio peso corporal (corrida, desportos colectivos), como em desportos onde o atleta é transportado (ciclismo, remo). Estes estudos evidenciam que o número de consultas é superior em desportistas quando comparado com sedentários.

Embora tratar o problema em população não desportista seja, mais fácil porque podemos limitar algumas actividades ou exercícios, no profissional do desporto é mais complicado porque ele não pode parar com os seus treinos (ainda que por vezes devesse fazê-lo). A agravar este situação muitas vezes está o facto da terapêutica entrar em conflito com o tipo de treino do atleta, levando muita vezes até ao limite da tolerância, devido às exigências do alto rendimento.

Quanto às causas deste problema, diversos estudos são coincidentes ao afirmar que mais de 50 % dos casos têm origem desconhecida. Muitas vezes as causas não são o produto de um problema recente, mas sim o resultado de pequenas complicações que se foram somando ao longo dos anos. É justamente aqui que devemos centrar alguma da nossa atenção.

Ao longo da nossa vida efectuamos um número importante de actividades sem pararmos para sabermos se elas são correctas na sua execução. Na verdade maioria destes movimentos estão automatizados e repetimo-los sem pensar na forma correcta de os realizar (p.e., como pegamos o nosso filho ao colo, os sacos do supermercado, a pasta do computador).

coluna lombar

Para além do que afirmamos, podemos identificar algumas causas que podem produzir estas manifestações dolorosas na coluna lombar, e entre as mais comuns podemos nomear:

a) Hiperlordose – uma curvatura da cintura muito acentuada para a frente;

b) Problemas nos discos e vértebras lombares;

c) Má postura durante muito tempo;

d) Uso de calçado inadequado;

e) Excesso de peso;

f) Debilidade da musculatura da região média e o grau de encurtamento que têm certos músculos.

Artigos relacionados:

Treino Funcional

Treino CrossFit

Regressar ao início de Saúde


Regressar de Dor na Coluna Lombar ao início de Guia-fitness