Treino CrossFit

Treino CrossFit é uma metodologia de treino que se baseia em movimentos funcionais, constantemente variados e de alta intensidade.

Explicando melhor cada um destes princípios:

Os movimentos são funcionais porque são um grupo de exercícios, na sua generalidade poliarticulares, que devido à sua mecânica preparam o nosso corpo para actividades realizadas no quotidiano. São movimentos naturais e essenciais para a nossa qualidade de vida. Movimentos como sentar, empurrar, correr, pegar em qualquer coisa do chão, etc.

São constantemente variados porque nesta metodologia não há esquemas de treino para 6 ou 12 semanas. Cada treino é um treino diferente. Só é repetido o mesmo treino após algum tempo com o intuito de comparar resultados e poder aferir assim a eficácia do treino. Desta forma, tenta-se expor o atleta a diferentes tipos de treino com diferentes exercícios e combinações, para que este fique preparado para qualquer desafio ou tarefa que lhe surja pela frente.

E são de alta intensidade porque só completando desafios com alta intensidade é possível provocar a maior adaptação possível no nosso corpo. Não quer dizer que seja imposto a cada atleta um resultado específico a atingir. O que é pedido é apenas que complete o desafio no menor tempo possível, com a maior carga possível ou com o maior número de repetições possível, consoante o objectivo do desafio. Deste modo, o mesmo desafio é intenso tanto para um atleta iniciado como um atleta avançado; a diferença será o resultado de cada um.

treino crossfit

Esses três atributos (distância, carga e velocidade) qualificam o treino CrossFit, onde a intensidade é a variável mais comum associada à maximização dos resultados. Neste programa, os movimentos funcionais e a intensidade são constantemente variados, e que trazem a preparação para o inesperado do dia-a-dia, sendo a melhor forma de promover saúde através da atividade física e não por meio de programas fixos, previsíveis e de rotina.

As capacidades físicas trabalhadas são:

- Capacidade cardiovascular e respiratória;

- Resistência;

- Força;

- Flexibilidade;

- Potência;

- Velocidade;

- Coordenação;

- Equilíbrio;

- Agilidade;

- Precisão

O treinos são chamados WOD (workout of the day) e estão sempre ligados a atividades cíclicas, levantamento de peso e movimentos ginásticos. Dentro deste gigantesco universo, garantem sempre um treino diferente, divertido e motivante. Assim podemos combater obesidade, diabetes, hipertensão, colesterol, problemas posturais, entre outras doenças por meio de uma prática que encoraja a levar um estilo de vida ativo e saudável.

Jogos CrossFit

Os jogos CrossFit são o derradeiro teste de capacidade em fitness. É uma competição esgotante de três dias nos quais os atletas em melhor forma do mundo competem em vários exercícios.

Quais são os exercícios? Todos os anos mudam, e os detalhes só são anunciados poucos dias antes do evento. Isto significa que durante todo o ano, os atletas estão a treinar para uma competição, para a qual é quase um total mistério.


Artigos relacionados:

Treino TRX Suspension

Boot Camp

Treino Intervalado

Zumba

Mais artigos Fitness


Regressar de Treino CrossFit para início de Guia-Fitness