Dicas diárias para ficar em forma

Está em forma? Não passou muito tempo desde que a obesidade não era o problema de saúde que é hoje – em parte porque todos nós incluíamos mais actividade nas nossas vidas.

Para ajudar a reduzir esse problema, e se parássemos de pensar tanto sobre "a começar um programa de exercícios", e se nos focarmos mais no aumento da nossa atividade física, movendo-nos mais ao longo do dia? Sem dúvida, nós veríamos resultados como a perda de peso e uma diminuição de doenças. Portanto, vamos considerar maneiras simples de tornar-se menos sedentários.

A realização de actividade física diariamente é fundamental para a perda de peso, para a manutenção do peso e estarmos em forma. Para efeitos de perda de peso o importante é despender calorias, não importa qual a actividade escolhida.

Obviamente que os benefícios que terá da perda de peso irão reflectir-se na sua saúde e na sua imagem corporal, por isso encha-se de determinação e aproveite o seu dia para gastar calorias.

Veja as nossa sugestões para ficar em forma:

1. Uma muito simples: utilize as escadas. Eu sei que já ouviu isto antes, mas às vezes lembrar mais uma vez é tudo o que precisava para se colocar em acção. Independentemente de quando tomar a decisão de, subir e descer as escadas – é uma forma simples para chegar aos seus objectivos, e também é uma forma excelente de queimar calorias, fortalecimento muscular ao longo da semana.

2. Passeie com o seu filho, o seu cão, uma vez por dia. Nós condicionamos os nossos filhos a se comportarem como nós, então, se não fizermos exercício regularmente, eles tornam-se sedentários e ficam fora de forma como nós.

3. Caminhe até ao mercado, aos correios, ou até ao restaurante onde vai almoçar ou jantar. Imagine o combustível que vai economizar, para não mencionar o quão vai-se tornar mais saudável, ao deixar o carro em casa sempre que possível.

4. Caminhe até à escola /universidade ou caminhe com os seus até à escola, se possível. Estacione 2 ou 3 quarteirões antes do seu destino, algumas vezes por semana, vai aumentar o seu nível de actividade física.

5. Tome a iniciativa de planear um momento para actividade física, em vez de permanecer indeterminado com amigos e família. Dê uma caminhada ou um passeio na praia, ou passear e descobrir um novo bairro – depois então pode-se sentar para tomar um café ou uma refeição.

6. Leve uns sapatos confortáveis para o escritório e desafie os seus colegas para um passeio de 15 minutos num dos intervalos. É uma óptima forma de reduzir a ansiedade causada pelo trabalho.

7. Na praia, jogue raquetes em vez de estar deitado na toalha, nade, faça exercícios dentro de água, caminhe com a água pelo joelho.

Estes pontos parecem ser óbvios, mas se não os está a aplicar no seu dia-a-dia, então talvez fazer o óbvio não seja assim tão má ideia, porque lhe vai trazer diversos benefícios:


Indivíduos que não fazem exercício regular são mais propensos a:

• Doenças cardíacas

Diabetes

Pressão arterial elevada

• Colesterol elevado

• Alguns tipos de cancros

Osteoporose


Indivíduos que fazem exercício regular são mais propensos a:

• Manter um peso corporal saudável.

• Controlar efectivamente as dores em articulações.

• Manter a massa muscular, que com a idade existe frequentemente uma diminuição.

• Ter níveis superiores de auto-estima e de auto-confiança.

• Continuar a ser capaz de cumprir actividades diárias conforme vai avançando na idade.

• Experimentar todas as sensações de bem-estar e boa saúde.


Teste a sua boa forma:

Teste físicos

Mais artigos de Exercício Físico


Regressar de em forma para início de Guia-fitness