Variar a rotina de treino, tem vantagens?


As pessoas deveriam considerar variar a rotina de treino, por duas razões fundamentais: (1) para evitar o tédio associado ao treino, fazendo as mesmas coisas durante e depois do treino (2) para evitar ou retardar o atingir de um plateau na performance e, consequentemente, nos resultados. A pesquisa mostrou que adicionar variedade a um programa de exercício pode melhorar a aderência.

Investigadores da Universidade da Flórida, observaram que indivíduos que alteraram os seus treinos a cada duas semanas durante um período de oito, pareciam desfrutar mais dos seus treinos e estavam mais inclinados a continuar com os seus programas de exercícios, quando comparados com indivíduos que seguiram o mesmo regime de treino semana após semana.

Variando a sua rotina de treino pode também ajudá-lo a permanecer fisicamente desafiado. Muitos dos sistemas fisiológicos do organismo (por exemplo, o sistema muscular) adapta-se a um programa de exercícios dentro de aproximadamente seis a oito semanas. Se você não alterar a sua rotina de exercícios, vai alcançar um plateau porque o seu corpo adaptou-se ao estímulo do treino.

Há diversas formas que pode utilizar para alterar a sua rotina de treinos actual, incluindo o reforço da intensidade dos seus treinos. Por exemplo, se faz jogging ou corrida, tente incluir alguns intervalos de sprint ou corrida mais rápida, ou adicionar mais trabalho com subidas na sua corrida. O critério de esforço-pausa para a corrida deverá ser 1-2 ou 1-3, o que significa que o tempo planeado para o esforço deverá ter uma pausa do dobro ou o triplo, portanto se deseja aumentar a intensidade passe para 1-1, isto é, tempo de actividade igual ao tempo de pausa (activa). Se escolher a natação, a relação será de 1-4 ou mesmo 1-5.

patins em linha

Pode fazer também Cross-training e realizar actividades diferentes para fornecer ao seu corpo um novo desafio. Uma boa alternativa no treino de força é mudar a sequência em que executa os exercícios de treino. Colocando os exercícios numa nova ordem ou padrão, está a obrigá-los a se adaptar a um novo estímulo de treino. Outra opção para adicionar variedade ao treino de força, é substituir alguns ou todos os exercícios da sua rotina de treino (por exemplo, substituir um exercício de peitoral com haltere em banco por um com bola).

Tenha em mente que fazer o treino exactamente da mesma forma, dia após dia não é necessariamente uma coisa má. Algumas pessoas gostam de uma rotina, previsível e consistente. Eles não se importam com a possibilidade de experimentar um plateau de rendimento e estão satisfeitos em manter os seus níveis de saúde e fitness com um hábito de exercício confortável.

No entanto, muitas pessoas precisam de empurrar-se para novos níveis e tentar actividades diferentes para permanecerem entusiasmadas e animadas com os seus treinos. Ao variar as suas rotinas de exercício, os indivíduos além de ficarem fisicamente desafiados, ficam também mentalmente estimulados.


Artigos relacionados:

Treino Tabata

Treino Intervalado

Fartlek

Regressar ao início de Exercício Físico


Regressar de Rotina de Treino para o início de Guia-fitness




Custom Search

Solo Build It! CTPM Process