Porque o Indice Massa Corporal é tão usado para determinar o peso ideal, se não distingue a massa gorda da massa muscular?

O Indice Massa Corporal (IMC) é frequentemente utilizado como uma ferramenta para aceder à posição relativa do peso em adulto. Este índice mede a corpulência, que se determina dividindo o peso (quilogramas) pela altura (metros), elevada ao quadrado. Como qualquer outra medida o IMC tenta definir o peso ideal de uma pessoa, e o seu uso tem vantagens e desvantagens.



Por um lado, o IMC é aceite como estar associado ao nível de gordura corporal de um indivíduo. E mais do que isso, o IMC prediz com exactidão o risco de desenvolver uma variedade de doenças crónicas e de problemas de saúde relacionadas com o excesso de peso. Como resultado, o IMC é universalmente aceite como um meio para identificar se um indivíduo tem excesso ou abaixo do peso.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, considera-se que há excesso de peso quando o IMC é igual ou superior a 25 e que há obesidade quando o IMC é igual ou superior a 30.

Interpretar o seu Indice Massa Corporal

IMC <18.5 Kg/m2 Abaixo do peso

IMC > 18 < 25 Kg/m2 Normal

IMC > 25 < 30 Kg/m2 Excesso de Peso

IMC > 30 < 35 Kg/m2 Obesidade moderada (grau I)

IMC > 35 < 40 Kg/m2 Obesidade grave (grau II)

IMC > 40 Kg/m2 Obesidade mórbida (grau III)

Peso recomendável:

Mulheres: IMC entre 18,5 e 25

Homens: IMC entre 20 e 25

Peso insuficiente:

Mulheres: IMC inferior a 18,5

Homens: IMC inferior a 20

No entanto, em certos casos, nomeadamente em atletas, ou indivíduos com edemas, o IMC não é fiável na medição da obesidade, pois não permite distinguir entre a percentagem relativa de massa gorda e de massa isenta de gordura, tal como as tabelas tradicionais de peso – altura. Como resultado, indivíduos com taxas elevadas de massa muscular, podem ser classificados com sobrepeso ou obesos.

IMCexercicio-exercicio fisico-atividade fisica Assim, o IMC deve ser usado idealmente em conjunto com outros métodos de avaliação de composição corporal (Antropometria, Bioimpedância). Seguir alguns princípios básicos relativamente à nutrição e ao exercício, juntamente com senso comum, diz-nos para evitar os objectivos “rápidos” para a perda de peso . Em vez disso, deve esforçar-se em alcançar o nível de peso que é compatível com o seu estilo de vida saudável (p.e., alimentação saudável, exercício regular).

Todos os factores considerados, o peso corporal resulta da adopção desse estilo de vida e deve ser visto finalmente como o casamento perfeito entre o nível bem-estar individual, o potencial genético e um objectivo realista de peso. O que representa um peso corporal seguro, realista, e mais importante, o peso corporal individual vai depender de diversos factores: historial clínico, composição corporal, distribuição da gordura corporal.


Regressar a FAQ's

Calculadoras Fitness


Regressar de Indice Massa Corporal para início de Guia-fitness