Fartlek ou intervalado?

Fartlek ou Treino Intervalado? Entenda as diferenças entre estes treinos e vá mais longe nas suas provas.



Todos os corredores têm como meta melhorar o desempenho nas provas que disputam. Mas, para alcançar seus objetivos, além dos treinos longos e de rodagem, também é preciso realizar trabalhos específicos que visam o aumento de velocidade. Dois dos métodos mais comuns para isso são o treino intervalado e o fartlek. Conheça a diferença entre eles e saiba como evoluir a sua performance.

Diferenças

O fartlek pode ser utilizado em todos os períodos e fases do treino. Este método pode ser proveitoso tanto para os corredores mais experientes quanto para os que estão começando na corrida.

O treino intervalado é um método de treino caracterizado por períodos de estímulos e períodos de recuperação parcial. É um método que requer total controlo dos seus componentes de da carga, ou seja, a duração, a distância, a densidade entre esforço e recuperação, a frequência semanal e a intensidade devem ser todos controlados metodicamente e orientados pelo treinador.

Atletas e outros praticantes têm diferentes preferências, mas na verdade ambos têm as suas vantagens e desvantagens, até porque, que um complementa o outro.

Tanto o fartlek quanto o intervalado podem ser praticados na mesma rotina de treino. Os dois podem ser feitos, por exemplo, em uma preparação para alguma prova, porém, é importante ressaltar que deve haver um intervalo entre ambos, com uma certa distância, incluindo também o descanso.

Fartlek ou Intervalado. Vantagens e Desvantagens

Deixamos uma lista de algumas vantagens e desvantagens de se praticar cada tipo de treino:

Fartlek

Vantagens:

- É uma forma eficiente de treino, embora não controlada, para o aperfeiçoamento da condição física e atlética dos corredores;

- Sair da rotina dos treinos, evitando a monotonia;

- Liberdade de execução de acordo com a disposição;

- Requer menos tempo para a sua realização

- Não necessita de um local próprio para a realização do treino (pista de atletismo).

Desvantagens:

1) Falta de controlo total da carga de treino, principalmente se não conhecermos o local onde irá ser realizado o treino.

Treino Intervalado

Vantagens:

- Controle total da carga de treino;

- Suportar estímulos intensos;

- Melhora da resistência e da velocidade de acordo com a proposta do treino;

- Adequar o atleta a correr em determinado ritmo.

Desvantagens:

- Por ser um treino de alta intensidade, poderá levar a fadiga (sobretreino em casos mais avançados) ou a lesões se não for bem orientado e executado com frequência semanal adequada ao atleta.

< Regressar a Fartlek

< Regressar a Treino Intervalado


Mais artigos Cardio


Regressar de Fartlek ou Intervalado para início de Guia-fitness




Custom Search

Solo Build It! CTPM Process