Pedómetro. Como tirar o máximo benefício?

O Pedómetro pode ajudá-lo a monitorizar o número de passos que dá por dia. Para a maioria das pessoas, caminhar é uma forma simples e barata em fitness de fazer exercício e de ficar em forma.





Depois pode estabelecer objectivos de modo a fazer mais passos e tornar-se mais activo.

Pontos-chave

- É uma forma fácil e divertida de saber o quão activo é. Vai registar todos os passos que dá por dia.

- O uso do pedómetro pode alertá-lo para a necessidade de andar mais. Com uma análise rápida pode verificar a necessidade de mais alguns passos nesse dia.

- Permite-lhe estabelecer objectivos desafiadores para cada dia/semana. Você poderá necessitar de formas criativas para adicionar mais passos, mas caminhando mais você vai fazer mais exercício, vai sentir-se melhor e ficar saudável.

O que é um pedómetro?

Um pedómetro é um pequeno aparelho que regista o número de passos que dá.

Todos os pedómetros registam o número de passos, mas existem diferentes tipos: pedómetros simples apenas registam o número de passos. Os digitais dão-lhe também a distância percorrida e número de calorias queimadas. Devemos ter sempre em atenção que estes cálculos são estimativas.

Sempre que usamos um pela primeira vez, devemos ter em atenção a possível necessidade de calibragem. Para o efeito leia com atenção o livro guia.

Pedometro Porquê usar?

É importante para perceber se está dentro do objectivo estabelecido. É também importante apenas pela razão simples de se mexer mais. Estudos confirmam que para ficar em forma, é importante ser fisicamente activo no mínimo 2½ horas por semana. Caminhar é uma das melhores coisas que pode fazer para ficar mais activo. Não tem de fazer a sua caminhada toda de uma vez. Pode dividir em períodos de 10-15 minutos por dia / semana.

Algumas pessoas preferem deixar que o pedómetro conte quantos passos fazem, em vez do tempo que caminham. Deste modo pode-se concentrar em desfrutar dos seus passeios, em vez de somar minutos durante o dia.

Muitas pessoas têm dificuldade em lembrar-se de fazer exercício. Utilizando-o lembra-o de completar o seu objectivo diário. Pode usá-lo todos os dias para manter o controlo total das suas etapas. Por exemplo, quando vai fazer uma caminhada, pode facilmente ver quantos passos você adicionou à sua rotina.

Uma verificação rápida pode mostrar que necessita de mais etapas para atingir o objectivo do dia. Podendo completá-lo através de tarefas domésticas e/ou lazer.

As pessoas são muitas vezes surpreendidas ao ver quão pouco realmente caminhão em num dia típico. Usando um pedómetro, permite-lhe avaliar o quão activo você é. Isto pode estimulá-lo a adicionar mais passos para o seu dia. Estudos mostram que pessoas a partir do momento do uso de um pedómetro estavam mais propensos a acrescentar cerca de 2.000 passos por dia,comparando quando não usam pedómetro.(1)

Como posso tirar o melhor proveito de um pedómetro?

Faça do seu uso um hábito. Coloque-o logo de manhã quando se está a vestir, e apenas o largue quando se for deitar. Siga estas etapas para tirar o melhor proveito do seu pedómetro:

Etapa um: Encontre o seu nível de actividade

- Na primeira semana, mantenha a sua rotina. Não altere o seu nível de actividade.

- Registe os seus passos num diário. Isto vai-lhe permitir perceber qual é o seu ponto de partida.

- Analise esse registo e descubra onde pode acrescentar passos á sua rotina diária.

Etapa dois: colocar objectivos

- Coloque um objectivo para a segunda semana. Tente adicionar 300 a 500 passos ao seu dia. Depois tente avançar para mais 2000 passos por dia. Isto vai acrescentar aproximadamente 1,5 km ou mais 20 minutos de caminhada à sua rotina.

- Aumente a sua caminhada de formas simples. Estas sugestões podem ajudá-lo a iniciar, e você pode pensar em outras formas. Para adicionar mais passos às suas rotinas diárias:

- Estacione mais longe do seu local de trabalho ou de uma loja (ou saia do autocarro ou metro uma estação antes da sua paragem), e caminhe o extra que falta;

- Utilize as escadas em vez do elevador;

- Dê uma volta dentro da loja antes de começar as compras;

- Caminhe em vez de andar de carro para pequenas distâncias. Caminhe até à escola, ao trabalho, à mercearia, à casa de um amigo ou um restaurante para almoçar;

- Registe os seus passos todos os dias.

Etapa três: Avance para os seus objectivos

- Verifique a evolução da semana um para a dois.

- Estabeleça um novo objectivo para a próxima semana.

- Trabalhe de forma a chegar pelo menos a 10,000 passos por dia.

O que fazer agora?

Agora que leu esta informação sobre a vantagem do uso de um pedómetro, está pronto para começar?

Fale com o seu médico. Se tem questões sobre esta informação, imprima e leve consigo quando visitar o seu médico. Sublinhe ou faça notas na margem onde tem questões.

Referências

1. Bravata DM, et al. (2007). Using pedometers to increase physical activity and improve health. JAMA, 298(19): 2296–2304.


Mais artigos de Cardio


Regressar de Pedómetro para início de Guia-Fitness




Custom Search

Solo Build It! CTPM Process