Lesão na coxa

by Sandra Cabrita
(Lisboa)

Olá! Estava a correr 7km numa média de 3/4 vezes por semana mas como me desloco muito em trabalho nas últimas semanas fiz viagens grandes (períodos de 3h cada, um dos dias fiz duas viagens destas) sem "esticar" as pernas e senti dor na coluna e nas pernas. Passou por uns dias e só comecei a sentir dor na virilha depois e mais intensa a andar que a correr (principalmente quando apoio o pé direito no chão, tipo apoio em pé coxinho...). Pensei que era a ciática que tinha voltado e tomei voltaren e relmus mas não aliviou nada a dor. Fui à urgência mas não fui vista por ortopedista e disse-me que era lesão no ligamento do adutor. Mudou para celebrex e metamizol mas continuo com dor difusa após 4 dias. Fiz uma massagem e não me doeu na zona da virilha e sim na zona abdominal ao nível do umbigo. Noto um pequeno edema na zona desse lado. A dúvida é: O diagnóstico estará correcto? Esta lesão será devida ao excesso de treino ou será estiramento de andar a conduzir com a perna pendurada (vou com cruise control). Quero voltar a treinar mas não sei se devo estar parada até não sentir qq dor ou se posso retomar lentamente... Desculpe o testamento mas agradecia uma ajuda.

Sandra Cabrita

Resposta:

Olá,

Gostava de ajudar mas sem dúvida que esse tipo de situação é de diagnóstico médico.

É possível e por vezes comum ter dor ciática após horas a conduzir, mas uma vez que não se trata dessa situação, aconselho a consultar um fisioterapeuta ou ortopedista.

Se tem (teve) dor na virilha...tem alguma cárie? É algo que provoca infecções por vezes graves.

Alimentação? Equilibrada? Alguma vez teve desequilíbrio na ureia? Mais um vez consulte o seu médico.

Por fim quando resolver esse problema, supervisione o seu treino core e abdominal, porque é fundamental para o seu bem estar, na corrida e nas suas viagens. Pode visitar vários artigos que escrevi: Exercícios abdominais; A importância do treino core; Força do Core e boa postura.

Espero ter ajudado

Click here to post comments

Join in and write your own page! It's easy to do. How? Simply click here to return to FAQ.