exercício depois de jantar

by Sílvia
(Porto, Portugal)

Olá!


Eu gostaria de começar a fazer jogging, no entanto o único tempo que tenho no dia é depois de jantar. Normalmente, como sopa, uma peça de fruta e um iogurte ou gelatina, posso depois desta refeição ir fazer jogging ou não é de todo recomendado?

Já agora solicito um conselho de como me iniciar (ou aumentar a minha resistência), visto que eu não tenho qualquer resistência física, corro 2 minutos e a restante hora caminho.

Agradeço a atenção

Resposta:

Olá Sílvia e obrigado por visitar o Guia-fitness.

Pode ter diferentes soluções. Se janta antes do exercício porque o quer fazer em família, não há problema, só tem de dar o tempo suficiente para o organismo a digestão (1 a 3 horas dependendo do que ingere). Pelo que me referiu da sua alimentação e pelo facto de a maior parte do percurso ser feito a caminhar, após uma hora pode iniciar. Se não janta em família, faça um lanche um pouco mais cedo ou um snack antes (uma banana) e janta depois do exercício físico.

Acrescentar (embora não me tenha pedido opinião), que na nossa opinião falta proteína ao seu jantar (um pouco de peixe, carne, um ovo cozido na sopa, um queijo magro).

Relativamente como melhorar a sua resistência (capacidade aeróbia), inicie com os 2 minutos que refere e alterna com 2 minutos de caminhada. Vai aumentando o tempo de corrida progressivamente e mantém ou diminui o tempo a caminhar, até ao ponto que faça 10-20 minutos a correr. Vá acrescentando até atingir cada treino atingir os 30 minutos de jogging.

A partir que atinja os 30 minutos pode alterar a sua rotina em função do seu objetivo: participar numa prova, perder peso, tonificar.

Por fim dizer-lhe que, investigações recentes confirmam a vantagem de treinar atividades de força (próprio corpo, pesos, elásticos, máquinas) e aeróbias (corrida, bicicleta, elíptica). Portanto considera fazer alguns exercícios de força após a tua corrida/caminhada.

Click here to post comments

Join in and write your own page! It's easy to do. How? Simply click here to return to FAQ.