10 Super alimentos

Se ao menos houvesse algum tipo de poção ou pílula que tivesse tudo que necessitamos para perder peso e boa saúde.

Infelizmente, não existe, mas existe uma solução - algo que não só promove o bem-estar e controle de peso, mas também é saboroso. Estes super alimentos fornecem vários nutrientes no combate a doenças, que pode desfrutar, sem excesso de calorias, e são fáceis de incluir nas refeições diárias.

Esta lista de top 10 super alimentos, não inclui naturalmente, todos os alimentos nutritivos que devem fazer parte de uma dieta saudável

Como refere Alice Lichtenstein, DSc, da Tufts University, “O que é afinal o mais importante para uma boa saúde é um padrão alimentar que inclui todos estes alimentos, juntamente com uma grande variedade de outros alimentos nutritivos e de atividade física regular.

Não esquecer as quantidades, mesmo quando falamos de alimentos saudáveis. Pode estar mais à vontade quando come vegetais, mas deve ter o cuidado de comer estes super alimentos nas proporções correctas.

Alimentos como as amêndoas, são nutricionalmente ricas, mas quando comemos em excesso e ganhamos kg, então desviamos o propósito.

10 Super alimentos para o dia a dia

alimentos-10 super alimentos-iogurte

1. Iogurte natural baixo ou sem gordura, mais rico em cálcio do que outros produtos de uso diário, contendo um conjunto fantástico de outros nutrientes, como proteína e potássio. O iogurte é um alimento veículo que pode ser enriquecido com probióticos para um equilíbrio saudável das bactérias no seu intestino.

alimentos-10 super alimentos-ovos 2. Ovos, são nutricionalmente ricos, versáteis, económicos e uma ótima fonte de proteína de qualidade. Estudos mostram que se comer ovos no café de manhã/pequeno-almoço, “você pode comer menos calorias durante o dia e perder peso sem afetar significativamente os níveis de colesterol”, diz Elizabeth Ward, MS, RD, autora do livro The Pocket Idiot's Guide to the New Food Pyramids. Os ovos contêm 12 vitaminas e minerais, incluindo colina (vitamina do complexo B), que é boa para o cérebro e memória.

alimentos-10 super alimentos-amendoas 3. As Amêndoas têm má reputação, devido aos elevados níveis de gordura. Mas algumas características, tais como, a sua proteína, ácidos gordos saudáveis para o coração, fibra e antioxidantes, colocam-nos no top 10. Todas “as amêndoas são saudáveis em pequenas doses, e estudos mostram que eles podem ajudar a reduzir níveis de colesterol e promover a perda de peso” refere o nutricionista Joy Bauer, MS, RD.

alimentos-10 super alimentos-kiwi-fruta 4. Kiwis estão entre os frutos mais densos, nutritivos e repletos de antioxidantes. Um kiwi preenche quase as necessidades por completo de vitamina C. Mas também é rico em potássio, fibra, vitaminas A e E. É também atribuído em efeito laxante, devido à elevada concentração de fibra.

alimentos-10 super alimentos-quinoa 5. Quinoa, é um dos dos melhores grãos integrais que pode comer. O grão da quinoa, de acordo com a Academia de Ciências dos Estados Unidos e a Organização das Nações Unidas é considerado um dos alimentos mais nutritivos, igualando-se ao leite materno, com os benefícios de prevenir a osteoporose e o cancro de mama.

A quinoa tem uma combinação ideal de proteínas, calorias, hidratos de carbono e gorduras. Além disso o grão da quinoa é rico em fibras, o que faz com a sensação de saciedade seja percebida por mais tempo por quem ingere e por isso é um ótimo aliado na dieta.

alimentos-10 super alimentos-feijao 6. Feijões, são bons para o coração. São carregados com fibra insolúvel, que ajuda a diminuir o colesterol, bem como fibra solúvel, que sacia e ajuda a livrar o corpo dos resíduos. Eles também são uma boa fonte proteínas com baixo teor de gordura, hidratos de carbono, magnésio e potássio. As linhas orientadoras, sugerem 3 doses por semana (U.S. Dietary Guidelines)
alimentos-10 super alimentos-salmao 7. Salmão, é um super alimento, devido à presença dos ácidos gordos ómega 3. Vários estudos, mostram que estes ácidos ajudam a proteger a saúde cardiovascular. A Associação Americana do Coração sugere comê-lo 2 a 3 vezes por semana.

alimentos-10 super alimentos-broculos 8. Bróculos, tornou-se num dos vegetais preferidos. É rico em vitamina A, C e K (importante para os ossos), muita fibra. Pode comê-lo de diferentes formas, que torna ainda mais fácil ingeri-los.

alimentos-10 super alimentos-bata doce 9. Batata doce, lidera o grupo dos vegetais de cor laranja escura, em quantidade de vitamina A (também muito rica em vitamina C, cálcio e potássio). Se comer mais alimentos como batata-doce, que são fontes ricas em potássio e menos alimentos com elevados valores de sódio, podemos diminuir o efeito do sódio na pressão arterial e reduzir a perda óssea".

alimentos-10 super alimentos-bagas 10. Bagas, têm uma quantidade enorme de vantagens nutricionais, em pequena quantidade. Carregados de antioxidantes, fito nutrientes, baixo em calorias, elevado valor de fibra e água, que o ajuda a controlar o açúcar no sangue e mantêm-no saciado mais tempo. Existem diferentes tipos destas bagas: morangos, groselha, mirtilos, framboesa, amoras silvestres.



Artigos relacionados

O que comer antes e depois do exercício físico


Regressar de 10 Super Alimentos para início de Guia-Fitness




Custom Search