Os omega 3 porque são importantes?

Os omega 3 são nutrientes com um protagonismo crescente. A sua importância está relacionada com o enorme contributo na manutenção da nossa saúde e na prevenção de determinadas doenças.

As gorduras são vistas muitas vezes como os vilões da nossa alimentação, no entanto existem gorduras que desempenham um papel protector na nossa saúde. Os ácidos gordos polinsaturados, são um exemplo.

Este grupo de gorduras denominadas de ácidos gordos polinsaturados, dos quais fazem parte o ácido gordo ómega 6 (ácido linoleico) e o ácido gordo ómega 3 (ácido linolénico), são fundamentais ao bom funcionamento do nosso organismo. No entanto, o nosso organismo não tem a capacidade de os sintetizar, e estes, tem de ser obtidos exclusivamente através da alimentação.

A partir da ingestão do ácido linolénico, conseguimos sintetizar elementos da família ómega 3, sendo os mais conhecidos, o EPA (ácido eicosapentaenóico) e o DHA (ácido docosahexapentaenóico).

omega 3-saúde-gordura-stress-colesterol

Veja as perguntas mais frequentes sobre este tipo de gordura:

Quais são as melhores fontes de ómega 3?

Os ómega 3 estão presentes em grande escala nas algas oceânicas de grande profundidade (fitoplacton) ou nos peixes que dela se alimentam como: salmão, sardinha, cavala, anchova, arenque, atum, carpa, truta, etc.

Encontram-se ainda em alguns alimentos vegetais como: óleo de colza, óleo de girassol, nozes, sementes de linhaça, etc.

Quais os benefícios de ómega 3?

- Baixam os triglicéridos;

- Baixam o mau colesterol (LDL);

- Aumentam o bom colesterol (HDL);

- Tem efeito anti- agregante, diminuindo a coagulação sanguínea e agindo contra as placas de gordura que se formam nas artérias;

- Aumentam a resistência ao stress e à ansiedade,

- Tem efeitos benéficos contra a depressão;

- Aumenta a capacidade intelectual.


Mais artigos de Saúde


Regressar de Omega 3 para início de Guia-Fitness




Custom Search