Com dor muscular intensa ou desconforto devo prosseguir o programa de exercícios?


A dor muscular e o desconforto que ocorrem 24 a 48 horas após o exercício, são possíveis, nomeadamente se o treino envolveu muito trabalho excêntrico ou atividades as quais não estamos acostumados.


Uma das respostas mais adequadas a este tipo de dor é o descanso e actividade moderada com alongamentos.

dor muscular-exercicio-treino forca-alongamento-fitness Quando se procuram estratégias de recuperação depois do esforço físico, há diferentes indicações dos profissionais de fitness da matéria. E afirmo isto porque entre eles estão os que aconselham o saudável e recuperador banho de imersão em água quente e os que prescrevem um duche frio.

Existem no entanto, momentos que a dor é mais intensa, o qual é indicativo de um problema mais sério. Deixamos algumas indicações que podem ajudá-lo a entender se a dor que tem enquadra-se no explicado anteriormente ou se necessita de paragem da actividade e de cuidados médicos:

- Dor ou desconforto nas articulações de qualquer grau não devem ser ignoradas. Dor no tornozelo, joelho, cotovelo ou pulso, são especialmente preocupantes porque não estão protegidas por músculos e, para além disso, a dor raramente é muscular.

- Dor ou desconforto local. Se a dor ocorre num local específico, é normalmente um sintoma precoce de algum tipo de lesão. Se não tem uma dor idêntica no mesmo local do outro lado do corpo, consulte um médico.

- Dor ou desconforto persistente. Se a dor se mantêm mais de 2 semanas ou piora, consulte um médico, especialmente se a dor não responder aos cuidados básicos (p.e., gelo, descanso, etc.).

-Distúrbios da sua rotina diária. Uma dor que lhe perturbe o sono ou interfira nas suas actividades profissionais, são sinais evidentes de uma lesão mais séria.

Estratégias

Num estudo (2) recente que estudou as intervenções fisioterapêuticas utilizadas atualmente após induzida pelo exercício lesão muscular. A massagem provou ser pouco eficaz no alívio de sintomas e sinais de lesão muscular induzida pelo exercício. Portanto, concluíram que o seu efeito médio foi pequeno demais para ter relevância clínica. O estudo ainda concluiu que há uma falta de evidências para apoiar o uso da crioterapia, alongamento e exercícios de baixa intensidade.

Similarmente, outros estudos (1) mostraram, ao contrário do que seria esperado, banhos de gelo no pós-exercício, não torna os músculos mais relaxados.

Referências

(1) Crystal NJ, Townson DH, Cook SB, Laroche DP. Effect of cryotherapy on muscle recovery and inflammation following a bout of damaging exercise. Eur J Appl Physiol. 2013 Oct;113(10):2577-86.

(2) Torres R, Ribeiro F, Alberto Duarte J, Cabri JM. Evidence of the physiotherapeutic interventions used currently after exercise-induced muscle damage: systematic review and meta-analysis. Phys Ther Sport. 2012 May;13(2):101-14.




Regressar a FAQ's


Regressar de Dor Muscular para início de Guia-Fitness




Custom Search

SBI! CTPM Process