Queimar gordura e queimar calorias, qual a diferença?

by Isabel
(Sever do Vouga)

Gostava de saber qual a diferença entre queimar gordura e queimar calorias.

Estou a fazer dieta juntamente com exercico fisico, faço 30m de bicicleta fixa todos os dias e ao fim de semana também.Como tenho 39 anos o meu FC deverá ser entre 108 a 163 (pelo dados que vi na net)para perder peso(queimar gordura), o que às vezes é dificil pois tenho de estar sempre a controlar "as minhas pedaladas".
Já reparei que se não controlar a FC ou se estiver sempre um pouco superior a 163, gasto mais calorias do que fazendo dentro dos valores anteriores.
A minha duvida é essa gasto menos calorias e queimo mais gordura,qual é a diferença?

Resposta:

Obrigado pela sua pergunta Isabel.

Respondendo directamente à sua pergunta, dizer-lhe que podemos perder calorias sem perder gordura (neste caso a fonte de energia prioritária são os hidratos de carbono), nomeadamente em actividades com duração inferior a 35-40 minutos.

Entendendo as calorias:
A energia que ingerimos, sob a forma de alimentos e bebidas (calorias), deve ser utilizada pelo organismo como combustível ou armazenados para uso posterior.

E quando “uma caloria não é uma caloria”?

Devemos no entanto entender que não é necessariamente verdade que se consumirmos 250 calorias e gastarmos 250 calorias, tudo permanece igual, e que tal não é uma simples equação calórica.

Se resumisse a problemática às equações energéticas explicadas acima, nas quais parece que se consumirmos determinada quantidade de calorias e gastarmos o equivalente, tudo permanece igual no nosso reservatório energético.

Comecemos por clarificar que cada grama de nutrientes, hiidratos de carbono (açucares) – 4 kcal, lípidos (gorduras) – 9 kcal e proteínas – 4 kcal, não têm as mesmas calorias. Portanto para a mesma quantidade de alimentos, a concentração calórica das gorduras é mais do dobro.

Mas por vezes duas pessoas consomem a mesma quantidade de calorias, mas existe outro aspecto que devemos levar em atenção.

"Já reparei que se não controlar a FC ou se estiver sempre um pouco superior a 163, gasto mais calorias..."

Sim, porque em termos absolutos gasta mais calorias (falando do mesmo tempo). A questão é: suporta os 40 minutos com essa intensidade? Pode então fazer um pouco de intervalados: 30''/1' rápido (80/85% FC máx.) e o mesmo tempo de recuperação a 70%. Faz durante 5', 2 a 3 repetições por treino.

Resumindo:

Exercício de longa duração é normalmente necessário para perder e evitar a sua recuperação. Portanto os 40 minutos + musculação (* explico em baixo um pouco mais) e estás no caminho certo. Podes colocar mais alguns minutos no final do treino, começando com 20, aumentando para 22 na semana seguinte (pode ser bicicleta, corrida, caminhada). Na musculação, aumenta 10% na carga dos exercícios.

A investigação confirma que este tipo de exercício deve ser acima de 35-40 minutos, para haver consumo real de gordura.

(*)Outra questão e estás bem, investigações recentes confirmam a vantagem de malhar atividades de força (próprio corpo, pesos, elásticos, máquinas) e aeróbias (corrida, bicicleta, elíptica).

Não sei o material que tem em casa (se tem algum),
mas deixo as orientações gerais para o exercício de força:

- Escolhe 8-10 exercícios, tendo como objectivo os grandes grupos musculares (membros inferiores, peito, ombros, costas, bíceps, tríceps e abdominais);

- Para iniciantes, completa 1 série de 8-12 repetições de cada exercício. Passando a fazer 2-4 séries a partir da 4 a 6 semana;

- Treine cada grupo muscular 2 a 3 vezes por semana em dias não consecutivos;

Espero ter ajudado.

Click here to read or post comments

Join in and write your own page! It's easy to do. How? Simply click here to return to FAQ.