PLATAFORMA VIBRATÓRIA

by António Rufino
(Montijo)

Sou novo por aqui mas não propriamente no desporto.

Tenho feito com frequência ginásio embora tenha noção que aos 37 anos o metabolismo já não é propriamente o de um jovem o que tem me dificultado um pouco a obter os resultados pretendidos (corpo tonificado e "seco"). Seja como for com 6 meses de ginásio intenso e com 5 horas semanais de cardio com musculação e uma alimentação equilibrada consegui passar dos 84 Kg para os 72Kg. Acontece que vou, infelizmente, deixar de ter tempo para ir ao ginásio. estava desempregado e consegui recentemente reabilitar-me nesta área social. Como estou a estudar à noite pura e simplesmente deixei de ter tempo para desporto (vou passar a levantar-me às 6h da manhã para trabalhar e acabo as aulas às 23h). Bem sei que esta história das plataformas vibratórias são catalogadas com os preguiçosos que não gostam de fazer esforço para atingir resultados mas como no meu caso é mesmo uma questão de tempo e de uma certa tendência para engordar nomeadamente na zona abdominal, gostaria de saber a vossa opinião.

Obrigado

Resposta:

Olá António e obrigado por visitar o Guia-Fitness.

O António é mais um bom exemplo que exercício físico (treino de força + cardio) e dieta equilibrada = SUCESSO.

Relativamente à sua pergunta, existem já alguns estudos que confirmam o sucesso das plataformas vibratórias em algumas vertentes, outras ainda por confirmar por via científica.

Muitas vezes está associada a pessoas que não gostam de exercício físico, que têm pouco tempo (uma vez que duração média é de 15 minutos), mas desejam manter uma boa qualidade de vida e, é reconhecido que os exercícios com este aparelho vai proporcionar-lhe uma melhoria do seu estado geral sentindo-se mais forte e com saúde sem necessitar de passar horas a fazer exercício.

Como funciona?

No seu interior possui motores que ligados tem a capacidade de submeter a base da plataforma a movimentos vibratórios, que se movimentam em todas as direcções a velocidades de 30 a 50 vezes por minuto mas sem que quem se encontra em cima dela se aperceba dos mesmos.

Este fenómeno leva a criação de um desequilíbrio no seu centro de gravidade obrigando-o a fazer esforço para manter o equilíbrio.

Alguns Benefícios da Plataforma vibratória

• Eles causam a contração muscular completa sem esforço, estimulando tanto as fibras de contração lenta e Rápida

• Melhora a circulação Sanguínea

• Aumenta da libertação de hormonas de crescimento e da testosterona e aumenta o metabolismo levando a queimar gordura.

• Aumento da força, tónus e massa muscular

• Aumento da flexibilidade articular

Outras das áreas em que se utiliza as Plataformas vibratórias são na estética com os seguintes benefícios:

• Aumento do consumo de energia e, portanto, redução do peso corporal.

• Redução da Celulite.

• Efeito de Massagem e relaxamento

• Possibilita a drenagem linfática

A Utilização da Plataforma vibratória no âmbito médico e da reabilitaçao tem trazido benefícios na:

• Reabilitação motora

• Diminuição da Dor

• Prevenção da osteoporose

• Reduz as Lombalgias

Resumindo António, se não existe outra solução para si, sim faça as sessões que sejam indicadas para si. Se puder adicionar uma sessão de cardio e de força ao fim de semana, ótimo.

Bons treinos

Click here to post comments

Join in and write your own page! It's easy to do. How? Simply click here to return to FAQ.