Perco peso mas não emagreço. Porquê?

by Neto

Ola, boa noite, tenho a seguinte duvida...

por que eu perco peso e nao emagreço?
eu perdi 11 kilos em 2 meses e meio com danças fitness, mas me olho no espelho e nao vejo diferença, não estou 1% se quer mais magro do que antes.
tenho 18 anos, 1 metro e 72 centimetros, eu pesava 79kg e hoje estou com 68.
ah, para constar, nas roupas eu sinto diferença, calças que antes ficavam apertadas em mim hoje estão frouxas, mas só com calcas, na camisa não há diferença.
grato desde já.

Resposta:

Olá Neto. Obrigado pela sua questão.

Para entender que estamos a falar dos mesmos conteúdos, referes que perdes peso (11kg) mas não emagreces, isto é, não perdes gordura. Correto?

A gordura eliminada, não é a dos músculos que exercitamos, cada pessoa acumula gordura consoante a sua tipologia e muitas vezes trabalha determinado tipo de músculos mas vai perder noutra zona diferente.

Os homens, quando engordam, tendem a aumentar a quantidade de gordura em redor da cintura, com predominância acima do umbigo, formando o famoso “pneu”, por isso não achas diferença na camisa.

Exercício de longa duração é normalmente necessário para perder e evitar a sua recuperação. Portanto os 40 minutos + musculação estás no caminho certo, deves ir aumentando progressivamente, a duração da tua actividade em 10% em cada semana. Por exemplo, como fazes 40 minutos de dança, podes colocar mais alguns minutos no final do treino, ou aumentares a intensidade da aula. Se fazes musculação, aumenta 10% na carga dos exercícios a cada 2/4 semanas.

A investigação confirma que o exercício deve ter intensidade adequada e ser acima de 35-40 minutos, para existir consumo real de gordura.

Resumindo: Continuar o plano de treinos que tens (teve sucesso), mas só tem 10 semanas. Continua mais 10 e acrescenta um pouco de treino de força (em ginásio ou aqui no Guia-fitness, utilizando os programas e exercícios que temos para ti).

Bons treinos

Click here to post comments

Join in and write your own page! It's easy to do. How? Simply click here to return to FAQ.