Exercicio e varizes

Olá , chamo-me Rebecca


Efectuo em média cerca de 3 treinos em academia por semana, de 1 hora cada há cerca de 2 anos. Normalmente 2 cardio (BA & BS) e um de força (BP) ou o inverso. Tenho pessima circulação sanguinea e algumas varizes e derrames, tenho notado que o problema não está a estabilizar com a práctica de exercicio, pelo contrário. Sempre me disseram que o exercicio fisico não esta contra indicado, mas a avaliar pelo que vejo também não parece estar a fazer bem. Por vezes, a seguir a treinar tenho dores nos tornozelos, que parece que a circulação fica bloqueada e consequentes dores na pernas. O que devo fazer? algumas dicas ? Obrigada

Resposta:

Oi Rebecca. Obrigado por visitares o Guia-fitness.

É o teu médico que deve aconselhar-te, no teu caso específico, tendo em conta que ele te pode observar e fazer um diagnóstico adequado, porque existem algumas situações nas quais o exercício físico pode estar contra indicado.

Posso no entanto deixar algumas sugestões gerais mas, em momento nenhum, substituem a avaliação por um técnico especializado.

Tratamento conservador. Uma das medidas mais importantes é a utilização de meias elásticas de contenção para reduzir o inchaço e a dilatação venosos. É muito importante que o teu médico indique o tipo de meia elástica mais conveniente para o teu caso em particular e explique detalhadamente a forma de utilização.

Normalmente, as meias elásticas devem colocar-se imediatamente após acordarmos e antes de nos levantarmos da cama, mantendo as pernas elevadas para que as varizes fiquem "vazias" de sangue.

De um modo geral é recomendável a prática regular de exercício físico moderado, como é o caso das caminhadas ou da prática de natação ou de ciclismo, na medida em que fortalece a bomba venosa dos membros inferiores e favorece o retorno do sangue para o coração.

Também é muito conveniente evitar a permanência de pé durante longos períodos de tempo, assim como o repouso periódico, mantendo os membros inferiores elevados, de modo a evitar, o máximo possível, a sensação de fadiga. Por fim, recomenda-se a redução de peso, se o tiveres, evitar a exposição a um calor excessivo e não usar roupas ou calçado demasiado apertados.

Tratamento avançado. As medidas citadas apenas conseguem aliviar os sintomas, mas frequentemente é necessário recorrer a uma intervenção cirúrgica para que o problema seja definitivamente resolvido, sobretudo nas fases mais avançadas. A técnica mais utilizada é a excisão da veia, que consiste na extracção cirúrgica das veias afectadas em que as válvulas apresentam uma insuficiência. Mas sobre este assunto, pede mais pormenores ao teu médico, ele saberá avaliar a tua situação.

Esperamos ter ajudado.

Click here to post comments

Join in and write your own page! It's easy to do. How? Simply click here to return to FAQ.